⛱ RIVIERA TEMPORADA ☀️
O que são as PE's e PI's na RIVIERA
A Riviera é um bairro planejado no Litoral de São Paulo. Um modelo de loteamento urbano consolidado, que se destaca pela segurança, infraestrutura e sustentabilidade. Dentre os principais pilares do planejamento urbano do bairro, destacam-se as estruturas de lazer. Leia o post para conhecer mais sobre uma delas, as PE’s (Privativo Equipável) na Riviera de São Lourenço.
PE com Quiosque, Churrasqueira e Forno de Pizza
O que significa PE na Riviera ?
O modelo de implementação urbano da Riviera de São Lourenço estabeleceu, desde o início, uma destinação específica para as áreas do bairro enquanto áreas de preservação ambiental, ocupação mista, ocupação comercial e residencial, por exemplo. É exatamente nesse contexto que se criaram as áreas PE’s.
PE é a sigla para significa Privativo Equipável. Ou seja, trata-se de áreas particulares com propriedade compartilhada entre mais de um imóvel. Nas PE’s, não se pode construir com fins residenciais, restando a implementação reservada para estruturas de lazer como quadras e playgrounds, além de área verde preservada.
Justamente pela natureza de área privativa compartilhada, as pessoas acabam chamando qualquer área compartilhada na Riviera de São Lourenço de PE. Mas existem algumas diferenças importantes que impactam diretamente nas possibilidades de uso daquele espaço.
PI no Jardim de Praia com PlayGround de Madeira
As PE’s dos Prédios na Riviera
O tipo de áreas compartilhadas mais conhecidos na Riviera de São Lourenço são as PE’s de fato. Essas, conforme nossa explicação no tópico anterior, são áreas privativas equipáveis, de propriedade compartilhada entre mais de um imóvel.
As PE’s nesse formato estão presentes nos Módulos 02, 06, 07 e 08 e são praticamente clubes de lazer com ampla área verde e estruturas de lazer como quadras de tênis, beach-tennis, futebol, piscina, playgrounds, dentre outros. Uma das PE’s mais conhecidas da Riviera, por exemplo, é a do Ocean Park, compartilhada entre três condomínios no módulo 06. Na foto aérea a seguir, é possível identificar a piscina, a quadra poliesportiva, quadra de tênis e o paisagismo.
Ocean Park no Módulo 6
Quanto à propriedade, as áreas PE’s na Riviera de São Lourenço são divididas em frações entre os condomínios que a integram. Cada unidade possui, portanto, uma parte correspondente dessa área, segundo a proporção da fração ideal que tem direito sobre o próprio condomínio, de acordo com a sua matrícula imobiliária.
Por exemplo, imagine uma PE dividida entre 10 prédios, no qual cada um possui 10% sobre sua propriedade. Agora imagine que a unidade 21 detém 2,5% sobre a fração ideal do condomínio e, por conseguinte, 0,25% sobre essa Área Compartilhada.
Apesar disso, as PE’s não fazem parte da área total de um apartamento. Ou seja, trata-se de uma propriedade individualizada e com matrícula própria. E tanto a manutenção, como as benfeitorias realizadas na PE, são geridas por uma entidade à parte dos condomínios que a integram.
PE – Módulo 02 da Riviera de São Lourenço
As PI’s na Riviera de São Lourenço
Outro modelo de área compartilhada na Riviera é o chamado de PI, sigla para Privativo Implementável. Na prática, são as áreas compartilhadas entre os condomínios Pés na Areia, amplos gramados demarcados por uma cerca viva e pequenos portões de madeira que sinalizam a área da PI.
PI nos Jardins de Praia na Orla da Riviera
Diferentemente das PE’s, nessas áreas não se pode realizar a construção de infraestruturas. É comum, no entanto, a instalação de pequenos playgrounds de madeira para as crianças. Vale mencionar que a PI é um espaço separado do jardim da praia. As PI’s seguem a mesma regulamentação explicada acima com relação às PE’s. Ou seja, são espaços ou propriedades particulares fracionadas entre as unidades dos prédios que a integram.
A Riviera é Referência em Desenvolvimento Sustentável
Embora tanto as PI’s quanto as PE’s sejam ótimos exemplos de aproveitamento do espaço, majoritariamente visando o lazer da população, também são exemplo de como o planejamento da Riviera de São Lourenço é fundamental para o seu modelo de sucesso no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.
Além dessas duas modalidades de área compartilhada, a Riviera de São Lourenço possui diversas áreas privativas com a finalidade de preservação ambiental. Ou seja, são áreas que embora pertencentes a um ou mais imóveis, não podem sofrer qualquer tipo de alteração.
Essa preservação é uma das principais razões que justificam o porquê há tanta área verde na Riviera de São Lourenço. Na imagem a seguir, que é a vista de um dos apartamentos à venda de nossa carteira de imóveis, é possível perceber que as casas estão em meio à natureza, refletindo justamente a sintonia que se busca estabelecer no bairro entre o desenvolvimento urbano e o meio ambiente.
Desenvolvimento Urbano e Sustentável
Essa sustentabilidade não se estabelece apenas na terra, mas ao mar da Riviera de São Lourenço. Um bairro que possui tratamento de água e esgoto e que registra excelentes índices de balneabilidade durante o ano inteiro. Não por acaso é reconhecida internacionalmente pela sua Gestão do Meio Ambiente através do selo ISO 14001.
Em resumo, as PE’s são um ótimo exemplo de como o planejamento da Riviera de São Lourenço previu um uso consciente do espaço urbano, aliando o desenvolvimento urbano residencial e comercial com espaços de lazer e de preservação da natureza. Imagine viver em um local que além de proporcionar excelente qualidade de vida para a sua família, ainda contribui para o meio ambiente. Essa é a Riviera de São Lourenço.
🟡 Créditos à PORTUGAL IMÓVEIS | Consultoria Imobiliária na Riviera @ 2024, que gentilmente nos cedeu partes do texto e imagens acima, cujo conteúdo original está disponível neste link.